terça-feira, 6 de julho de 2010

Refletindo sobre escolhas

Gostaria de deixar registrado no blog com o conteúdo abordado na disciplina me ajudou a refletir bastante sobre a minha prática no estágio que faço na UFF com grupos de aposentados.
Facilitamos grupos com o objetivo de que os participantes produzam reflexões acerca deste novo momento. Estar aposentado na nossa Sociedade, que valoriza o sujeito uqe é produtivo, não produzir mais economicamente, pode gerar angústia e sentimentos de desvalorização.
Foi muito interessante para mim, facilitar os grupos a partir deste olhar das escolhas permeadas pelo Biopoder. Nos grupos é muito comum surgir impasses em relação a novas possibilidades, o que de fato é inviável e aquilo que o sujeito crê ser inviável por causa daquilo que a Sociedade produz nele como impossibilidade. No caso da faixa etária do grupo, a idéia de que já é tarde de mais para fazer certas coisas é muito comum de aparecer nas falas dos participantes. Para mim, enquanto facilitadora, foi muito interessante poder trazer esta perspectiva para os grupos e fazê-los refletir um pouco sobre a escolha da escolha.

Marta Montenegro

Nenhum comentário:

Postar um comentário