quinta-feira, 19 de maio de 2011

Uma experiência em pré-vestibular

Há cinco anos, depois de um dia de trabalho, o destino das minhas noites era o pré-vestibular comunitário. Entre muitos questionamentos, eu oscilava entre profissões beeem diferentes: a Psicologia e a Oceanografia. Buscava conhecê-las melhor, mas como é difícil conhecer um curso sem tê-lo cursado!! Não bastava fazer pesquisas sobre elas ou ouvir relatos de quem já tinha cursado. É meio como comprar um sapato sem ter experimentado.

A única vez que apareceu uma psicóloga no meu pré-vestibular, chamou-me para conversar numa sala, só ela e eu. Sua atuação se aproximou da tradicional estratégia clínica. Como se minhas dificuldades de escolher fossem exclusivas, como se meus colegas de curso não estivessem atravessados pelas mesmas linhas que eu. Nossa "sessão" acabou sendo eu a entrevistando sobre o tal curso de Psicologia. Era como se a Psicologia pudesse ser uma profissão certa pra mim, só esperando eu a descobrir.

Infelizmente, imagino que a maioria dos pré-vestibulares se limita a adotar uma orientação vocacional clínica ou mesmo estatística. Olhando pra trás, penso em quão interessante teria sido problematizar meus critérios de escolha junto aos outros alunos para construírmos juntos linhas de fuga menos hegemônicas, desindividualizando nossa demanda.

Camila Roque

Nenhum comentário:

Postar um comentário