segunda-feira, 16 de maio de 2011

Andando por Salvador, deparei-me com uma placa interessante:

3 comentários:

  1. Nossa! Realmente é fantástica essa propaganda, porque "nós" muitas vezes nos deixamos ser "enganados" por uma simples frase desse tipo: "A gente sabe o que você quer ser daqui a 5 anos."
    A escolha é algo tão "habitual" par a sociedade, que ela não percebe quando outros estão fazendo a escolha a por ela mesmo, e essa escolha passa a ser a mesma escolha de dezenas de pessoas que acham que esse " A gente" ( que não sabemos quem é- é a instituição, são os professores que fazem parte dessa instituição, é a sociedade que produz essa instituição.) é realmente capaz de saber a sua escolha. Essas armadilhas nos rodeiam em todos os campos da nossa vida e se não aprendermos a questionar e problematizar as experiências que nos são impostas seremos engolidos por essa entidade que diz saber o que seremos daqui a 5 anos.

    ResponderExcluir
  2. Paula,

    Além de todos esses "a gente" (ou agentes) que decidem por nós, quando tirei esta foto me chamou atenção também esta conexão do "ser" com a possível carreira profissional escolhida.
    Típico de nossas relações, associamos rapidamente o "quem é você?" à resposta "sou um psicólogo; sou um dentista; sou um médico.."
    Não somos enquanto não estivermos associados à uma profissão.
    Esta propaganda, espalhada por muitos cantos da cidade, é apenas um exemplo de como nossas escolhas e modelos são regidos.

    Bjs,
    Juliana Lara

    ResponderExcluir
  3. o que alguém É se torna aquilo que alguém FAZ na maior parte das horas da sua vida... ou melhor, na 2ª maior parte, senão "seríamos" todos dorminhocos :P


    Debora Navarro

    ResponderExcluir