segunda-feira, 16 de maio de 2011

Para dormir sobre a aula de amanhã:

Um vídeo maravilhoso do Galeano sobre a política, a vida cotidiana ou a política na vida cotidiana... Vale (muito) a pena ver.

Mas antes de ir... sobre os nomes novamente... Quando derrepente o comentário sobre o "Anônimo" apareceu no fim da última aula, me reacendeu os sentimentos da primeira vez que entrei no blog. Ainda era um momento de estranhamento do "dever", postar em um blog como forma de avaliação de uma disciplina ?!? Praticamente uma revolução! Meu primeiro sentimento foi de pura alegria e alívio, mas logo me veio a lembrança, de quando, durante uma aula o próprio Pedro comentou como surpreendentemente houveram muitas reclamações sobre o novo modo de avaliação. Pensando agora acho que era a sementinha...
Ao escrever meu (primeiro) post me deparei com um (grande) problema. As assinaturas, primeiro ponto: eu NÃO queria assinar! Comecei a tramar a "contra revolução". Seria muito mais interessante se o post fosse anônimo, sendo o foco apenas o conteúdo,e o autor... bom, se descobriria (ou não) durante as conversas nas aulas. Se era uma questão de vergonha ou uma vontade revolucionária autentica eu não sei, só sei que me incomodou a tal ponto que os nomes entre parênteses foram um ultraje para mim.
Se havia uma obrigatoriedade de se identificar, afinal essa seria sua "prova", colocar entre parênteses o nome era uma forma de....de passar a perna no meu incômodo! Era como fingir que só importava o texto, afinal o que entra no parêntesis poderia muito bem não estar lá, mas está, ainda assim está! Foi esse meio termo que me enfureceu, esse em cima do muro.
Há que se ter um autor, pois bem, que seja pleno. Que não se esconda a obrigatoriedade.
Agora lendo o texto de amanhã, gosto de pensar que em realidade buscava levar a luta as últimas conseqüências, e que talvez as reclamações do outro semestre sobre o blog também o eram (ou não, afinal não sei sobre que exatamente estas versavam.) Só sei que, como dor de injeção, passou, pelo menos assim eu achava até aula passada...

Isso tudo porque fui convocada uns posts abaixo e porque alguém postou essa foto fantástica aqui embaixo, sem colocar o nome! Urra! um legítimo anônimo! Seja quem for, mantenha a resistência e não se identifique! brincadeira.

Aymara
sem parêntesis

3 comentários:

  1. Aymara, achei superinteressante a coisa de "passar a perna" no seu incômodo, é engraçado como cada um reage a alguma coisa... pra mim os nomes entre parêntesis vieram quase que como naturalmente ("às vezes é mesmo uma borracha"). Isso porque, efetivamente, na minha cabeça era isso: o que importava era aquele conteúdo e o nome era mais uma curiosidade do que qualquer outra coisa... a sua leitura acabou quase que construindo uma carapuça que serve haha.

    ResponderExcluir
  2. Quer dizer que sou um legítimo anônimo?
    Beijos,
    Juliana Lara.

    ResponderExcluir
  3. é engraçado.. assim como para a Debora, o colocar o nome, ou assinar não foi uma questão.. a questão é, o que postar??? hehehe :)

    Kim

    ResponderExcluir