quinta-feira, 16 de junho de 2011

Psicologia, sua linda!

Essa matéria, assim como tooodo o curso de psicologia na UFRJ, me surpreendeu muuuito! Eu esperava entrar pra psicologia e ser feliz, achei que a psicologia iria "me dar um rumo" e me satisfazer não só intelectualmente, mas também espiritualmente. Não sei em que mundo eu morava antes de 2007 mas, depois que entrei na faculdade, nunca mais fui a mesma. A psicologia riu de mim e de todas as minhas expectativas (ahhh, menina tola de 18 anos!) e me mostrou que eu não podia estar mais enganada ao achar que alguns (muitos!) créditos me fariam plenamente feliz!
Depois de me enrolar com embriologia, estatística, práticas que eu mal lembro o nome... A psicologia revelou para mim quem ela realmente é! Diferente do que eu achava, a psicologia veio para me confundir ainda mais, para me mostrar que as pessoas são muuuito mais complexas "do que o esperado" e que nenhuma faculdade vai te ensinar a ser ótima com elas. A safada da psicologia me mostrou também que não existem métodos perfeitos e aplicáveis a todos, diferentemente do que muitos amigos e parentes me disseram quando entrei pro curso (quem não ouviu "aee! vai poder cuidar da família toda agora!" ?!).
A verdade é que depois da psicologia eu nunca mais vou ser como eu era antes do curso (ignorante no meu mundinho lilás! rs). Eu nunca mais vou conseguir me alienar, fingir que não sou afetada todos os dias por várias pessoas. A psicologia me fez ter um olhar diferente das pessoas ao meu redor, me fez ser mais cautelosa com as coisas que falo e ter mais cuidado com os meus. Pode ter sido coisas que vieram com a idade, não com a faculdade, mas tenho dúvidas se viriam se o curso fosse de paisagismo ou economia doméstica por exemplo (NADA CONTRA!).
E é por isso que eu só tenho que agradecer a essa danada da psicologia, que me deixa sempre mais confusa, me fazendo questionar coisas que antes eram tão naturalizadas. Agradecer por esse espírito inquieto, desafiador e muitas vezes opositor!! E não me venham com ritalina!!! Eu quero mesmo é contaminar o máximo de pessoas que eu puder para que a idéia de Orientação do Vocacional perca sempre espaço para a Análise do Vocacional, joguinho de palavras tão sutil mas que faz tanta diferença!!


Shanti Rodrigues - no auge de suas desconstruções.

2 comentários:

  1. E uma piadinha para ilustrar essa afetação toda...

    Um psicólogo está no ponto de ônibus, com a cara de acabaaaado, olheiras, magrelo, surrado e cheio de livros na mão, além da mochila nas costas quando para uma mercedes novinha diante dele e sai seu amigo da escola, agora psiquiatra, esbelto, lindo, descansado e sorridente e pergunta: "e aiii, cara! Nossa! O que houve?? Vc parece tão cansado! Tá tudo bem?"
    E então o psicólogo responde "tudo difícil, cara! É muito sofrimento que os meus pacientes trazem, muita dor, muitas angústias e eles sentam diante de mim e falam tudo aquilo..." e eis que o psiquiatra, com cara de espantado pergunta: "comigo também acontece isso! Mas você escuta?????"

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post.
    Obrigada à psicologia pelas "cutucadas" que ela dá, o resto somos nós que fazemos.

    Aymara

    ResponderExcluir