segunda-feira, 20 de junho de 2011

Lembrei de vocês...

Pesquisando mensagens e trechos para o convite de formatura de minha turma, achei este trecho de Foucault que me remete muito às nossas discussões.

Para além de conceitos e teorias aprendidos ao longo da graduação, sem dúvidas meu maior aprendizado é justamente saber que "se pode pensar diferentemente do que se pensa e perceber diferentemente do que se vê". Estranhar, questionar, desconstruir, construir, saber que não se sabe tudo, nunca...é isso que fica....

“De que valeria a obstinação do saber se ele assegurasse apenas a aquisição dos conhecimentos e não, de certa maneira, e tanto quanto possível, o descaminho daquele que conhece? Existem momentos na vida onde a questão de saber se se pode pensar diferentemente do que se pensa, e perceber diferentemente do que se vê, é indispensável para continuar a olhar ou a refletir. Talvez me digam que esses jogos consigo mesmo têm que permanecer nos bastidores; e que no máximo eles fazem parte desses trabalhos de preparação que desaparecem por si sós a partir do momento em que produzem seus efeitos. Mas o que é filosofar hoje em dia — quero dizer, a atividade filosófica — se não consistir em tentar saber de que maneira e até onde seria possível pensar diferentemente em vez de legitimar o que já se sabe” (Foucault, 1984 [1998]:13).

Fonte: Foucault, Michel. História da Sexualidade Vol. 2 (O uso dos prazeres). Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque. 8ª ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1998 [1984].

Natália Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário