terça-feira, 26 de abril de 2011

Analise do Vocacional

Para Bartali e Bicalho, a análise do Vocacional incide sobre o território das valorações do indivíduo na sua interface com o mundo do trabalho. A profissão em seu caráter mais abangente - a profissão-estigma ou a identidade de uma prodissão -, encontra-se em um registro duro, inflexível e enrijecido da vida. Em seu domínio co-habitam códigos sociais rígidos, referentes a agenciamentos judiciários, conjugais, familiares, etc, que fortalecem a destituição do Estado-Providência pelo Estado-Penal, requerente de uma sociedade tão perversamente desigual produtora de uma cidadania diferenciada, de acordo com a posição de classe de cada brasileiro.
Neste quadro se encontra uma política social que abandonou progressivamente a meta de reformar a sociedade e, em lugar disso, se preocupa em supervisionar a vida dos pobres. A forma de ação destas políticas, na verdade paternalistas, é a de sustentar os pobres ao mesmo tempo em que exigem que eles funcionem, oferecendo mais esperança de melhorar a pobreza do que fazer mais - ou menos - em favor dos pobres. A melhor reposta à pobreza não é subvencionar as pessoas ou abandoná-las: é dirigir sua vida... (Wacquant.
Neste sentido, o Estado deveria fazer respeitar diretamente os comportamentos essenciais à ordem pública através da repressão as violações da lei, convocando os que estão prestando serviço militar e assim por diante.
Entretanto, a fim de reafirmar a influência moral da sociedade, a criminalização dos pobres, principalmente dos jovens torna-se prática convencionada. Deste modo, estes passam a maus pobres, por serem dotados de passividade pela educação disciplinar do trabalho são submetidos a remodelagem autoritária de seu estilo de vida disfuncinoal e dissoluto, não lhes cabendo qualquer tipo de escolha.
Neste sentido a atuação da análise do vocacional tomada pelo seu caráter libertário pode imputar o exercício da escolha mesmo quando este verbo não está disponível.

Luciana Pucci Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário