terça-feira, 22 de junho de 2010

Manoel de Barros - Livro sobre o nada



"A expressão reta não sonha.
Não use o traço acostumado.
A força de um artista vem de suas derrotas.
Só a alma atormentada pode trazer para a voz um formato de pássaro.
Arte não tem perna:
O olho vê, a lembrança revê, a imaginação transvê.
É preciso transver o mundo.
Isto seja:
Deus deu a forma. Os artistas desformam.
É preciso desformar o mundo:
Tirar da natureza as naturalidades.
Fazer cavalo verde, por exemplo.
Fazer noiva camponesa voar - como em Chagall.
Agora é só puxar o alarme do silêncio que saio por aí a desformar."


Yasmim de Menezes França

4 comentários:

  1. Ana Carolina Gomes Perez22 de junho de 2010 às 16:37

    Excelente. :)
    É preciso transver-se a si e desformar os limites retos de vida que é, por natureza, fluida...

    ResponderExcluir
  2. Gisele de Oliveira e Souza25 de junho de 2010 às 00:16

    A mensagem que esse trecho me passa é a mesma de algumas das aula: é preciso desnaturalizar. Mas isso é tão difícil. Refletir, perceber,conceber as coisas que estão dadas no mundo como construções, não é uma tarefa nada fácil, parece coisa de artista... Porém, nós psicólogos precisamos nos tornar artistas a todo momento.

    Gisele de Oliveira e Souza

    ResponderExcluir
  3. Camila Carla Monteiro de A. Rocha27 de junho de 2010 às 21:27

    As vezes eu acho que os artistas, como os poetas, as dançarinas, pintores e tantos outros conseguem se expressar ao mundo de uma forma tão bruta e ao mesmo tempo tão sentida, tão articulada naquilo que desarticulam, naquilo que sentem, acho incrível e eu mesma me reconheço muito mais em meus textos particulares, em meus escritos sem pé nem cabeça ou nos rodapés dos meus cadernos do que naquilo que escrevo das aulas, que mais parecem palavras de outro alguém, frases não minhas, embora algo de mim esteja ali. Mas é muito difícil essa postura mais livre do pensar, do ser na faculdade, pois a gente fica meio perdido, entre as regras, as burocracias, as notas acima de tudo e esse movimento de pensar algo além disso, de desnaturalizar as coisas e até a faculdade, as instituições de ensino, o ensino, pensar e rever pensamentos. É difícil sonhar, é mais ainda produzir poeticamente quando a gente a todo momento se sente na necessidade de permanecer alinhados na faculdade. Porém, acho incrível a possibilidade de ao menos pensar que as coisas não são tal como são apenas porque sim, porque sim a cada vez me parece o mais distante possível de uma resposta, pois diz de um contexto, querendo ou não, sinto como se nem mesmo o "porque sim" conseguisse calar o mundo de processos de escolha que estão por detrás dele e começar a pensar nessas coisas é importante, pelo menos eu acho.

    ResponderExcluir