segunda-feira, 3 de maio de 2010

Raízes históricas das concepções sobre o fracasso escolar (Patto) & A adolescência e a escolha profissional (Mansano)

Educação, Vocação e Trabalho: o que temos a ver com isso?


Menino, se você quer ser alguém na vida, estuda!


● “Eu quero crescer na vida.”

● “Eu sou o primeiro de minha a família a tentar uma vaga na universidade.”

● “Eu quero ser respeitado, quero ser alguém.”


● “Se meus filhos estivessem vivos, eu crescia porque me colocariam no crescimento, iriam estudar, trabalhar e me ajudavam.” (A invenção da infância)


Maria Helena Souza Patto


Percorrendo os caminhos de uma HISTÓRIA.

História: de um modo de pensar a educação; de uma visão de mundo; de uma visão de homem.
“reunir informações que nos permitam ao menos vislumbrar a filiação histórica das idéias sobre a pobreza e seus reveses, entre os quais se inclui a dificuldade de escolarizar-se.” (p.09)

“uma reflexão a respeito da natureza das concepções dominantes sobre o fracasso escolar.” (p.10)

História: das emergências de modelos hegemônicos que ocuparam estatuto de verdade X das causalidades

A era das revoluções e a era do capital

Séc XIX: Revolução Francesa – Revolução Industrial.
O triunfo da industrias capitalista e da sociedade burguesa.
Decadência da nobreza;
Migração para as cidades (artesãos e camponeses);
Trabalhador assalariado (proletariado);
Industrialização;
Urbanização;
Reorganização da vida social;
A era das revoluções e a era do capital


“ A burguesia foi porta-voz do sonho humano, de um mundo igualitário, fraterno e livre.”(p.16)

● Um inimigo comum: a imobilidade social de um sistema monárquico.

● O remédio: uma sociedade industrial capitalista liberal, democrática e republicana.

● Um reino da igualdade de oportunidades.


“Entre as pequenas conquistas de uma minoria do operariado e a acumulação de riquezas da alta burguesia cavara-se um abismo que saltava aos olhos. Justificá-lo será a tarefa das ciências humanas que nascem e se oficializam neste período.” (p.19)

Visão de mundo: progresso do conhecimento humano, racionalidade, riqueza, controle sobre a natureza e SUCESSO DEPENDENTE FUNDAMENTALMENTE DO INDIVÍDUO.

“...igualdade dos homens frente à Lei e às oportunidades de sucesso profissional, mas deixa claro que, embora seja dada a todos os competidores a possibilidade de começar no mesmo ponto de largada, ‘os corredores não terminam juntos’”. (p.21)


Os sistemas nacionais de ensino

Nacionalismo: um regime constitucional que atenderia aos interesses da nação.
Instituição estratégica a serviço da uniformidade nacional: Para garantir a soberania nacional a educação recebe a missão de “Redentora da Humanidade”.
“a escola é valorizada como instrumento real de ascensão e de prestígio social pelas classes médias pelas elites emergentes... Como manutenção do sonho de deixar a condição de trabalhador braçal desvalorizado e vencer na vida...”(p.26)

Instituição a serviço da paz e da democracia: o escolanovismo e as contribuições da psicologia.


As teorias racistas


“a passagem sem traumas da igualdade formal para a desigualdade social real, inerente ao modo de produção capitalista, dá-se pela tradução das desigualdades sociais em desigualdades raciais, pessoais ou culturais.”(p.29)
Existem raças anatômica e fisiologicamente distintas e, por isso psiquicamente desiguais (ciências naturais e humanas):
Pobres
Não brancos


Psicologia: “descobrir os mais e menos aptos a trilhar ‘a carreira aberta ao talento’.”(p.36)



A Psicologia diferencial


Investiga quantitativa e objetivamente as diferenças existentes entre indivíduos grupos.
○ Genialidade Hereditária

Francis Galton: “aptidões naturais humanas são herdadas”; Eugenia;


○Diagnosticar aptidões

Testes de Inteligência
Aptidão: rendimento decorrente de uma disposição natural.
A Psicologia diferencial


Menor desperdício e menor desgaste social: Classes especiais (retardados); escolas especiais (bem dotados); orientação profissional (1922).
O homem certo no lugar certo.


○ Quem será educado?

- “ É necessário garantir que os mais bem dotados ocupem os mais altos postos na hierarquia social... Por procedimentos de diagnósticos das capacidades e por uma escola que atenda à diversidade das aptidões.” (p.47)


○ Teoria da carência cultural: o preconceito disfarçado?

- dos argumentos racistas aos ambientais;

- etnocentrismo europeu;

“valores, crenças, normas, hábitos e habilidades tidos como típicos das classes dominantes são considerados como os mais adequados à promoção de um desenvolvimento psicológico sadio.” (p.48)

- O indivíduo é sempre diretamente responsável por seu fracasso.

Sônia Regina Vargas Mansano


Construção histórica da adolescência.
Regulamentação da vida por meio da divisão em faixas etárias.
Sujeito individual.

“ A industrialização demanda um regime disciplinar que só poderia ser estabelecido a partir do investimento em sujeitos individuais.” (p.37).

Vinculação individuo-trabalho
Sociedade disciplinar e Sociedade de Controle.

A escolha profissional: um problema da adolescência

Uma preparação para o trabalho; Escolha “livre”?

“Daí a expectativa excessiva das diferentes instituições para uma decisão rápida e certa por parte do adolescente, que quanto mais cedo for introduzido no mundo do trabalho, mais cedo poderá apresentar resultados em termos de acúmulo de capital.” (p.38)

“Na época das grandes descobertas, o homem sonhou que o mundo poderia ser melhor e tentou inventar um ser humano melhor capaz de conduzir estes ideais juntamente com a sua vida. A invenção da infância fazia parte deste sonho” A invenção da infância

Um comentário:

  1. Ana Carolina Gomes Perez22 de junho de 2010 às 15:37

    É impressionante o volume de produção de sofrimento, de exclusão, de segregação, rotulação e sabotagem de aprendizagem que é capaz de produzir um sistema educacional tão falho e perverso.
    A lógica de colar-se o rótulo de fracasso no sujeito que produzimos garantidamente para ocupar esse papel é de nível invisível e ainda pouco questionada.
    O estudo histórico das concepções do fracasso escolar lançam luz sobre esses processos de produção de profecias auto-realizáveis.

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